sábado, 9 de julho de 2011

Brasil empata com o Paraguai em 2 a 2 e continua sem vencer na Copa América

RIO - Tida como o ponto forte do time de Mano Menezes, a defesa da seleção brasileira agora também terá que sofrer com as críticas que o resto do time sofreu na estreia da Copa América. Com uma falha no segundo tempo e o excesso de preciosismo do seu ataque que marcou a estreia, o Brasil perdeu só escapou da derrota para o Paraguai porque o atacante Fred conseguiu fazer o gol de empate aos 45 minutos do segundo tempo que sacramentou o 2 a 2 deste sábado no estádio Mario Mario Kempes, em Córdoba, e ficou em situação difícil no grupo B da Copa América.

Com apenas dois pontos e dois gols marcados em dois jogos, a situação da seleção só não é dramática porque o generoso regulamento da Copa América não classifica apenas os dois melhores de cada chave, mas os dois melhores terceiros colocados dos três grupos da competição.

No momento, Brasil e Paraguai têm dois pontos na chave enquanto Venezuela e Equador têm um ponto, mas ainda vão ses enfrentar. Na última rodada, o Brasil precisará vencer o Equador para não ter que depender de outros resultados para chegar nas quartas de final. Para isso, precisará jogar muito mais do que vem jogando na era Mano Menezes.

O treinador surpreendeu o Paraguai e o torcedor brasileiro que estava em minoria no estádio Mario Kempes ao barrar Robinho, mas ao invés de optar pela escalação de Lucas ou Elano entrar com Jadson. O meia do Shakthar Donetski, da Ucrânia, nunca esteva entre os cotados.

Mas a estrela de Mano brilhou quando Jadson abriu o placar da seleção num chute rasteiro e cruzado de fora da área aos 39 minutos. Foi um dos poucos lances de lucidez e trabalho coletivo da seleção numa jogada que começou com a roubada de bola de Ramires no meio-campo, e teve o passe de Ganso até a conclusão de Jadson.

Um sopro de futebol numa partida em que o Brasil esteve muito mal na maior parte do tempo. No início o Paraguai chegou a dominar a partida com uma marcação por pressão que fez a seleção demorar 18 minutos para chegar no gol e quase levar um gol numa bola que foi isolada por Estigarribia no início da partida.

O erro de Pato que tentou driblar o goleiro Villar antes de concluir revelou que o pedido de Mano por mais objetividade ainda não tinha sido plenamente assimilado por um jovem ataque que custa a finalizar quando tem a chance.

Na etapa final, Neymar também teria a sua chance após um passe de Ganso, mas também tentaria driblar o goleiro e a desperdiçaria.

Enquanto o Brasil enfeitava, o Paraguai era objetivo. Foi assim que o time chegou ao gol de empate aos 11 minutos do segundo tempo com Roque Santa Cruz.

E foi assim que aos 23, o time virou o jogo numa falha coletiva da defesa brasileira. Daniel Alves perdeu a bola na defesa e Haedo Valdez recebeu livre na área. Na hora do chute, a bola bateu em Thiago Silva, voltou no peito de Valdéz e foi para dentro do gol de Júlio César.

O Brasil jogava mal. Já não tinha Jadson, que deixara o time no intervalo para a entrada de Elano. Lucas e Fred também entrariam e a melhor chance foi na cobrança de falta de Elano aos 39, que Villar espalmou.

Quando o Brasil caminhava para uma derrota, Ganso encontrou Fred na entrada da área. O atacante do Fluminense girou e bateu rasteiro no canto direito de Villar para salvar a seleção e manter a equipe viva na Copa América.

INFORMAÇÕES:

Local: Estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina

Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia)

Cartões Amarelos: Jadson, Alexandre Pato, Lucas Leiva e Daniel Alves (Brasil) e Lucas Barrios e Victor Cáceres (Paraguai)

Gols: Jadson aos 39 minutos do primeiro tempo para o Brasil e Roque Santa Cruz aos 11 e Haedo Valdez aos 23 minutos do segundo tempo para o Paraguai e Fred aos 45 minutos do segundo tempo para o Brasil

BRASIL: Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Lucas), Jadson (Elano) e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Fred) e Alexandre Pato. Técnico: Mano Menezes.

PARAGUAI: Villar, Verón, Paulo da Silva, Alcarez e Aureliano Torres; Vera, Riveros (Victor Cáceres), Ortigoza e Estigarribia (Martinez); Lucas Barrios (Haedo Valdez) e Roque Santa Cruz. Técnico: Gerardo Martinez.

fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/copa2014/mat/2011/07/09/brasil-empata-com-paraguai-em-2-2-continua-sem-vencer-na-copa-america-924872555.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário