domingo, 10 de julho de 2011

Neste domingo, tudo pode "acabar em pizza" para os brasileiros

Prática e saborosa, a pizza caiu nas graças do paladar dos brasileiros e ganhou um dia especial, comemorado neste domingo (10): o Dia da Pizza. De tão conhecido no País, o alimento virou até ditado popular, afinal quem nunca ouviu a expressão "acabar em pizza".

O alimento teria sido inventado pelos egípcios há muitos séculos, mas ainda sem os recheios como é conhecida atualmente. O produto foi aprimorado e se tornou conhecido na Itália, para onde teria sido levado durante as cruzadas. Lá, o produto ganhou os elementos típicos como o molho de tomate e vários condimentos utilizados até hoje.

No Brasil, a criatividade fez surgir pizzas de praticamente todos os sabores. Doces e salgadas, hoje elas levam recheios diferentes como estrogonofre, carne de sol e brigadeiro. Apesar do grande número de opções, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Paraná, Marcelo Pereira, que também é proprietário de várias pizzarias, conta que as pizzas tradicionais continuam entre as consumidas pela população.

"Eu não conheço uma pessoa que não gosta de pizza. Apesar da variedade, as preferidas são as mais tradicionais, conhecidas de todo mundo, como a Marguerita e a Portuguesa", contou. Apesar de não existir dados precisos sobre o crescimento do mercado e o número de pizzarias existentes no Estado, Pereira diz que é perceptível um aumento no consumo do produto.

De forma geral, segundo ele, o consumo de alimentos fora do lar tem crescido e a perspectiva é que o mercado continue em ampliação.

"O perfil do consumo brasileiro hoje é muito similar ao consumo dos norte-americanos há 50 anos. Atualmente, no Brasil entre 22% e 27% do gasto das famílias é com alimentação fora do lar. Nos Estados Unidos este percentual é de 50%, o que nos leva a crer que esse mercado tende a crescer no País", afirmou.

Para o presidente da Abrasel podem explicar esse aumento no consumo de alimentos fora do lar, o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e o aumento das cidades, com as consequentes dificuldade de deslocamento, o que reduziria a possibilidade das pessoas optarem por realizar a refeição em casa, além do crescimento da economia.

Sem exagero

Apesar de saboroso, a nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná, Denise Johnsson Amaral, recomenda que o alimento seja ingerido com cuidado. Ela explica que o produto contém muitas calorias e gordura saturada, que estão presentes no queijo e recheios como presunto, calabresa e outros embutidos.

Esses alimentos, se consumidos em excesso, podem contribuir para o aumento de peso e prejudicar a saúde, causando o aumento do colesterol. Denise recomenda também que as pessoas com pressão alta evitem consumir o produto, porque ele é rico em sódio, uma vez que o queijo, embutidos, condimentos e molhos utilizados costumam conter bastante sal.

"É um alimento que deve ser consumido com moderação. Para tornar a pizza mais saudável é possível optar por preparar o produto com menor quantidade de queijo e recheios mais saudáveis como, por exemplo, palmito, tomate, milho, ervilha, brócolis e outros vegetais. Também é recomendado evitar recheios com bacon, calabresa, presunto, ovo que são mais calóricos e gordurosos", afirmou.

Consumidores brasileiros têm uma grande variedade de sabores de pizzas, sejam doces ou salgadas.
A nutricionista também alerta que as pizzas doces requerem cuidado. "Recheios como os com chocolate e leite condensado são extremamente calóricos. Nestes casos é ideal substituir por uma pizza como a de banana ou maçã com canela que contém menos calorias.

fonte: http://oestadodoparana.pron.com.br/cidades/noticias/32130/?noticia=neste-domingo-tudo-pode-acabar-em-pizza-para-os-brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário