terça-feira, 12 de julho de 2011

CEG Rio vai trocar rede de gás das ruas Sete de Setembro e Uruguaiana ainda nesta semana

RIO - A CEG Rio informou na noite desta segunda-feira, por nota, que até o final desta semana vai trocar toda a rede de gás das ruas Sete de Setembro e Uruguaiana, no Centro do Rio. Obras realizadas por outras empresas teriam danificado o encanamento subterrâneo. Segundo a concessionária, isso pode ter gerado o escapamento de gás para as galerias de energia elétrica, ocasionando o acidente da última segunda-feira, quando bueiros da esquina das ruas Assembleia e Nilo Peçanha explodiram.

Também nesta segunda-feira, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) divulgou por meio de nota que será responsável por indicar empresas aptas a fazer a fiscalização do estado de conservação dos bueiros da cidade, e caberá à prefeitura a escolha de uma delas. Durante a tarde, representantes da prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Publico estadual e do Crea-RJ se reuniram para definir o texto do convênio que será firmado entre os entes para a contratação.

Esse convênio será válido por dois anos a partir de sua assinatura, que acontecerá nos próximos dias, após o documento ser analisado pelo departamento jurídico dos órgãos. De acordo com o secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, a contratação da empresa será feita em caráter emergencial, com dispensa de licitação, pelo prazo de seis meses, prorrogáveis por mais seis. Ainda não foi definido o limite de valor a ser pago pelo serviço.

Depois de seis dias sem registros de problemas, um trecho próximo a dois bueiros na esquina das ruas do Carmo e São José, no Centro do Rio, foi interditado pela CEG Rio. De acordo com o site G1, mais cedo havia fumaça no local. Não houve feridos. Técnicos da concessionária que trabalham nos bueiros se recusaram a falar sobre o ocorrido. Há cheiro de gás. Os funcionários estão quebrando o chão de trecho da Rua do Carmo. O trânsito não chegou a ser fechado na região.

A CEG Rio informou que foi chamada pelos bombeiros, por causa do cheiro de gás que saía dos bueiros. Parte da equipe, que já vem atuando em outras caixas subterrâneas da região do Centro, foi deslocada para o local. A concessionária informou que os técnicos ainda estão investigando a origem do gás.


Na sexta-feira passada, o prefeito Eduardo Paes colocou frente a frente os presidentes da Light e da CEG . Após o encontro, que teve participação de representantes do Crea-RJ, do Ministério Público e do governo do estado, o prefeito anunciou que vai contratar, com verbas municipais, uma empresa para realizar o monitoramento permanente das caixas subterrâneas da cidade.

Também na sexta-feira, o Crea-RJ detectou a presença de gás em 16 bueiros na região da Rua da Assembleia, onde quatro explodiram na tarde da última segunda-feira. Nas ruas Uruguaiana e Sete de Setembro e na esquina entre a Rua da Assembleia e a Avenida Rio Branco, as equipes encontraram sete câmaras subterrâneas em que afirmam haver 100% de chances de explosividade . Ou seja, explodiriam caso qualquer centelha fosse acesa em seu interior, segundo Luiz Cosenza, da comissão de análise e prevenção de acidentes do Crea-RJ.

fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/07/11/ceg-rio-vai-trocar-rede-de-gas-das-ruas-sete-de-setembro-uruguaiana-ainda-nesta-semana-924878223.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário